top of page

A importância do Bombeiro Civil em sua empresa!



No Estado do Rio de Janeiro a Lei complementar Nº 209 de 19 de Setembro de 2019 dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, nos estabelecimentos que menciona, e dá outras providências.

Passaremos neste artigo algumas informações a cerca deste tema:


Em primeiro lugar precisamos diferenciar os profissionais BPC do Bombeiro Militar, onde o Bombeiro Militar é um profissional que precisa prestar concurso público para ingresso na carreira militar e atuará como força de segurança pública. No caso do Bombeiro Profissional Civil a profissão não está enquadrada como carreira militar e está autorizada apenas a atuar dentro dos limites do local para onde foi contratado, podendo ser o responsável por administrar situações de ocorrências até a chegada da polícia e bombeiros militares.


Agora que já sabemos essa diferença importantíssima iremos tirar algumas dúvidas pertinentes no que diz respeito a este assunto.


Quem pode exercer a função de Bombeiro Profissional Civil?


O(a) profissional que exerce a função de BPC precisa ser capacitado(a) através de um curso que seja ministrado por instituições públicas ou privadas, desde que possuam centro de formação credenciada no Corpo de Bombeiros Militar do Estado da cidade ao qual reside, obedecendo os requisitos de ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e estar apto(a) em exame médico específico. Estando assim qualificado para esta atividade de prevenção e combate a incêndios.


Onde Atua O Bombeiro Profissional Civil?


Os locais onde o(a) BPC pode atuar são escolas, clubes, supermercados, hospitais, condomínios comerciais e residenciais, indústrias, hotéis, casas noturnas, universidades, agências bancárias, shopping centers e outras edificações ou ainda em eventos. Onde a relação também vem especificada de acordo com a Lei Nº 209 de 19 de Setembro de 2019.


Qual a função do BPC na sua Empresa?


A função do BPC é proteger as pessoas e seus patrimônios de riscos que envolvem incêndios e vazamentos, inspecionando e testando equipamentos de segurança. Ele também realiza salvamentos terrestres, aquáticos e em lugares altos, prestando primeiros socorros sempre que necessário.


Dentro das principais rotinas de um Bombeiro Profissional Civil temos as inspeções e testes em equipamentos de segurança contra incêndio; avaliação dos riscos presentes em instalações e nas estruturas prediais; realização de vistorias técnicas; prestação de primeiros socorros; atuar em incidentes com produtos perigosos.


Vale a ressalva que depois das inspeções e vistorias, o brigadista faz um relatório com as irregularidades identificadas e, ainda, realiza um planejamento com medidas corretivas.

Sendo assim através deste artigo podemos identificar a importância de um profissional como este para a segurança do seu empreendimento e aqui na KLES nós estamos preparados para oferecer este serviço com profissionais capacitados e altamente qualificados para fazer a diferença nesta área tão importante.


Faça seu orçamento em nosso setor comercial no telefone 21-3088-7880 ramal 130, estamos aptos a tirar todas as suas dúvidas e preparados para lhe atender da melhor maneira possível.




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EPC X EPI

2022

bottom of page